segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Bens Materiais e Bens Espirituais: Por que colocar os bens espirituais acima dos materiais?


                                                      


"A vida de cada um não está na abundância das coisas que possui", ensinou Jesus.

Quantos existem com os cofres cheios de dinheiro e trazem a consciência marcada por profunda amargura?

A sua vida não está no que você possui, mas na forma como você conduz seus pensamentos. 

Se voltados para o amor, sua vida torna-se de paz e alegria. 

Se apenas se dirigem para a valorização das coisas materiais, você um dia se depara com o desencanto e o sofrimento.

Coloque isso no seu coração.

Valorizar o aspecto espiritual da vida é construir uma existência digna e feliz.

(LOURIVAL LOPES, GOTAS DE ESPERANÇA, CAP. 67).



O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, de ALLAN KARDEC  nos ensina a colocar os bens espirituais acima dos bens materiais; o que isso significa?

"O desapego aos bens terrenos consiste em apreciá-los no seu justo valor, em saber servir-se deles em benefício dos outros enão apenas em benefício próprio, em não sacrificar por eles os interesses da vida futura, em perdê-los sem murmurar, caso apraza a Deus retirá-los. Se, por efeito de imprevistos reveses, vos tornardes jal Jó, dizei, como ele: "Senhor, Tu mos havias dado e mos tiraste. Faça-se a tua vontade". Eis aí o verdadeiro desprendimento. Sede, antes de tudo, submissos; confiais naquele que, tendo-vos dado e tirado, pode novamente restituir-vos o que vos tirou.

Resisti animosos ao abatimento, ao desespero, que vos paralisam as forças. Quando Deus vos desferir um golpe, não esqueçais nunca que, ao lado da mais rude prova, coloca sempre uma consolação. Ponderai, sobretudo, que há bens infinitamente mais preciosos do que os da Tera ne essa idéia vos ajudará a desprender-vos destes últimos. O pouco apreço que se ligue a uma coisa faz que menos sensível seja a sua perda. O homem que se aferra aos bens terrenos é como a criança que somente vê o momento que passa. O que deles se desprende é como o adulto que vê as coisas mais importantes, por compreender estas proféticas palavras do Salvador: "O meu reino não é deste mundo".

(ALLAN KARDEC, O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, CAP XVI, ITEM 14)


MEUS COMENTÁRIOS:
O Evangelho Segundo O Espiritismo possui a explicação das máximas morais do Cristo em concordância com o Espiritismo e suas aplicações às diversas circunstâncias da vida.

Jesus nosso guia e modelo da humanidade, por isso a importância de lermos e estudarmos o Evangelho Segundo O Espiritismo e principalmente, aos pouquinhos ir colocando em práticas esses ensinamentos deixados pelo nosso Mestre Jesus. Sabemos o quanto é difícil, ainda mais no nosso mundo, que é um planeta de provas e expiações, mais não impossível, cada um fazendo a sua parte, dando o melhor de si, sem prejudicar o próximo, tudo dentro da honestidade, igual ao trabalhinho das formigas!

Tudo que temos (bens materiais), inclusive o nosso corpo físico é um empréstimo de Deus, para nos locomovermos aqui na Terra objetivando o progresso moral e material de cada um de nós, respeitando sempre o próximo. Não esquecendo da lei de causa e efeito, ou seja o que plantar colherei futuramente com certeza. A justiça divina existe, embora a justiça dos homens, terrena seja muito injusta! O Pai maior nunca nos abandona, tenhamos sempre a fé raciocinada; ele tudo sabe, até nossos mais íntimos sentimentos e pensamentos!

Os bens espirituais são eternos, nos acompanham durante as nossas diversas encarnações e os materiais são passageiros, transitórios e não os levamos para o plano espiritual. Quando chegarmos no plano espiritual, ninguém perguntará, quanto de dinheiro tens! E sim o que fizestes para ajudar fraternalmente o seu irmão, porque todos somos filhos do mesmo Pai Deus e assim irmãos.

Que Deus nosso Pai maior nos ilumine nesta caminhada terrena e espiritual, na certeza que ele reside dentro do coração de cada um de nós e nos ama indistintamente!

Paz e luz.
Grande abraço fraterno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário