sábado, 25 de janeiro de 2014

O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO: CAP. V - BEM-AVENTURADO OS AFLITOS - ITEM 25 - MELANCOLIA.

" Longe da tua dor há dores salmodiando sinfonias inarticuladas de resignação.

Há esplendor em toda a parte para quem deseja descobrir tesouros nas estrelas fulgurantes do crepe noturno.

Espera mais, alenta o bom ânimo ".

( JOANNA DE ÂNGELIS, Psicografia de Divaldo P. Franco, Perg. 29, Joanna de Ângelis Responde )




O desânimo, no fundo, nada mais é do que manifestação de egoísmo. É nos mostrarmos infelizes por não recebermos o tratamento que esperávamos dos demais.

Só por isso podemos ver o quanto somos pequeninos.

É hora de engrandecermos-nos, de elevar nosso espírito através da exemplificação.

E, quando diante da prova do enfraquecimento das nossas determinações, busquemos na fé viva a energia que nos permitirá sobrepujar a descrença, o desprezo e a incredulidade alheia. E que nos fará seguir adiante na obra redentora de seareiros, lembrando-nos do Divino Mestre que, preso à cruz, humilhado e desprezado, mesmo frente a tão grande injustiça e ingratidão, ainda assim, legou-nos o mais sublime dos ensinamentos ao elevar a fronte e pedir ao Pai:

- Perdoa-os, pois não sabem o que fazem.

Fonte:  JOANNA DE ÂNGELIS, psicografia de Divaldo P. Franco, Cap 2 - Anima o Teu Espírito, Oportunidades Todo Dia.



O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, é nosso bálsamo de esperança, nosso guia, companheiro de todas as horas. No Capítulo V - Bem-Aventurados os Aflitos, no Item 25, sobre a Melancolia, Allan kardec justifica o porque, às vezes, uma vaga tristeza se apodera dos vossos corações e vos leva a considerar amarga a vida.

Vosso Espírito, aspirando à felicidade e à liberdade, se esgota, jungido ao corpo que lhe serve de prisão, em vãos esforços para sair dele.

 Reconhecendo inúteis esses esforços, cai no desânimo e, como o corpo lhe sofre a influência, toma-vos a lassidão, o abatimento, uma espécie de apatia, e vos julgais infelizes.

Resisti com energia a essas impressões que vos enfraquecem a vontade.

 São inatas no espírito de todos os homens as aspirações por uma vida melhor; mas, não as busqueis neste mundo e, agora, quando Deus, vos envia os Espíritos que lhe pertencem, para vos instruírem acerca da felicidade que ele vos reserva, aguardai pacientemente o anjo da libertação, para vos ajudar a romper os liames que vos mantêm cativo o Espírito. 

Lembrai-vos de que, durante o vosso degredo na Terra, tendes de desempenhar uma missão de que não suspeitais, quer dedicando-vos à vossa família, quer cumprindo as diversas obrigações que Deus vos confiou. 

Se, no no curso desse degredo-provação, exonerando-vos dos vossos encargos; sobre vós desabarem os cuidados, as inquietações e tribulações, sede fortes e corajosos para os suportar. 

Afrontai-os resolutos. Duram pouco e vos conduzirão à companhia dos amigos por quem chorais e que, jubilosos por ver-vos de novo entre eles, vos estenderão os braços, a fim de guiar-vos a uma região inacessível às aflições da Terra. 

- François de Genève. (Bordéus)


JOANNA DE ÂNGELIS, no Livro: Joanna de Ângelis Responde, Psicografia de Divaldo P. Franco (Perg. 15) afirma que a fé é a flama divina que aquece o espírito e dá-lhe forças para superar tudo:  mágoas, desaires, revoltas, traições e até mesmo a morte.

A fé é imprescindível para a aquisição do equilíbrio.

A fé inata deve ser adicionados os valores da reflexão e da prece, de modo a canalizar a inspiração superior que passa a constituir fonte geradora de preservação do necessário capital da confiança.

Às vezes, para que as semente que jazem no solo das almas, em latência, se desdobrem em embriões de vida, torna-se imperioso condicionamentos psíquicos, somente possíveis mediante a busca sistemática pela razão, pelos fatos, através da investigação.

O homem não pode prescindir do valioso contributo da fé.

O que hoje não consigas, perseverando com dignidade e paciência, lograrás amanhã. (Perg. 16)

A paciência significa autoconfiança.

A pirâmide se ergueu bloco a bloco.

As construções grandiosos resultara da colocação de peça sobre peça.

Consequência do cansaço, do marasmo, da rotina, a irritabilidade significa sinal vermelho na tarefa que executas.(Perg.  17)

Caso te sintas portador de constante mau humor, estás necessitando de auxílio da paciência, a fim de refundires o ânimo, renovares conceitos e atividades, orando, com a sede de quem, urgentemente, precisa da água da paz.

Recorre à paciência, sempre e em qualquer situação, e ela te ajudará a servir, amar e aguardar amanhã o que hoje se te afigura improvável o irreversível...

A paciência é, também, irmã da fé, porquanto, todo aquele que crê espera e confia tranquilamente.

Pessimismo é enfermidade que engendra processo de psicose grave por antecipação de um mal que talvez não ocorrerá.

Entrega-te a Deus e deixa-te conduzir tranquilamente.

Otimismo é estímulo para o trabalho, vigor para a luta, saúde para a doença das paisagens espirituais e luz para as densas trevas que se demoram em vitória momentânea.

Na Perg. 19, JOANNA DE ÂNGELIS pede-nos que reflitamos:

REFLETE:

Quem tem fé, não se abate ante noite escura.

Quem confia, não se desespera na convulsão.

Quem ama, não se debate na desconfiança.

Quem crê, não se tortura na incerteza.

Quem espera, não se atira nos braços da aflição.

Quem serve, não se agasta com a ingratidão

Quem é gentil, não aguarda entendimento.

Quem é puro, não se revolta com as calúnias.

Quem perdoa, não pára na caminhada a fim de recolher escusas.

Quem se renova no Cristo, não retorna à prisão do erro.

Se tens fé, PERSEVERA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário