quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

CASAMENTO X POLIGAMIA NA VISÃO ESPÍRITA


" Não permita que o comportamento dos outros tire a sua paz".
                              ( DALAI LAMA )




CASAMENTO

(ALLAN KARDEC, O Livro dos Espíritos, Questão 695 e 696 )

Questão 695 - O casamento é um progresso na marcha da Humanidade.

Questão 696 - O efeito da abolição do casamento na sociedade humana, seria o retorno à vida animal.

Allan Kardec complementa alegando que "A união livre e fortuita dos sexos é um estado natural. O casamento é um dos primeiros atos de progresso das sociedades humanas, porque ele estabelece a solidariedade fraternal e se encontra entre todos os povos, ainda que em condições diversas. A abolição do casamento seria o retorno à infância da Humanidade, e colocaria o homem abaixo mesmo de certos animais que lhe dão o exemplo de uniões constantes ".


POLIGAMIA

(ALLAN KARDEC, O Livro dos Espíritos, Questão 700 e 701)

Questão 700 - A igualdade numérica que, mais ou menos, existe entre os sexos, é um índice de proporção segundo o qual eles devem estar unidos, porque tudo tem um fim na Natureza.

Questão 701 - A poligamia é uma lei humana, cuja abolição marca um progresso social. O casamento, segundo os objetivos de Deus, deve ser fundado sobre a afeição dos seres que se unem. Com a poligamia não há afeição real mas sensualidade.

Allan Kardec, complementa "Se a poligamia fosse segundo a lei natural, ela deveria poder ser universal, o que seria materialmente impossível, visto a igualdade numérica dos sexos.

A poligamia deve ser considerada como um uso ou uma legislação particular, apropriada a certos meios, e que o aperfeiçoamento social faz, pouco a pouco, desaparecer ".


 Livro: SOS Família, de Joanna de Ângelis e Diversos Espíritos, Psicografia de Divaldo P. Franco

" O Espírito BENEDITA FERNANDES ao analisar o tema Casamento e Família nos leva a uma reflexão: " A monogamia é conquista de alto valor moral da criatura humana, que se dignifica pelo amor e respeito ao ser elegido, com ele compartindo alegrias e dificuldades, bem-estar e sofrimentos, dando margem às expressões da afeição profunda, que se manifesta sem a dependência dos condimentos sexuais, nem dos impulsos mais primários da posse, do desejo insano.

Utilizando-se da razão, o homem compreende que a vida biológica é uma experiência muio rápida, que ainda não alcançou biótipos de perfeição, graças ao que, é frágil, susceptível de dores, enfermidades, limitações, sendo, os estágios da infância como o da juventude, preparatórios para os períodos do adulto e da velhice.

Assim, o desgaste e o abuso de agora tornam-se carência e infortúnio mais tarde, na maquinaria que deve ser preservada e conduzida com morigeração (bons costumes).

O matrimônio é uma experiência emocional que propicia a comunhão afetiva, da qual resulta a prole sob a responsabilidade dos cônjuges, que se nutrem de estímulos vitais, intercambiando hormônios preservadores do bem-star físico e psicológico.

Não é, nem poderia ser, uma incursão ao país da felicidade, feia de sonhos e de ilusões

Representa um tentame, na área da educação do sexo, exercitando a fraternidade e o entendimento, que capacitam as criaturas para mais largas incursões na área do relacionamento social.

O lar, estruturado no amor e no respeito aos direitos dos seus membros, é a mola propulsionadora do progresso geral e da felicidade de cada um, como de todos em conjunto

...São fixados compromissos de união antes do berço, estabelecendo-se diretrizes para a família,cujos membros voltam a reunir-se com finalidades específicas de recuperação espiritual e de crescimento intelecto-moral, no rumo da perfeição relativa que todos alcançarão.

Esta é a finalidade primeira da reencarnação
levando muitos indivíduos ao naufrágio conjugal e à falência familiar por exclusiva responsabilidade deles mesmos.

Enquanto houver o sentimento de amor no coração do homem - e ele sempre existirá, por ser manifestação de Deus ínsita na vida - o matrimônio permanecerá, e a família continuará sendo a célula fundamental.
A precipitação e o desgoverno das emoções respondem pela ruptura da responsabilidade assumida, tal da sociedade.

Envidar esforços para a preservação dos valores morais, estabelecidos  pela necessidade do progresso espiritual, é dever de todos que, unidos, contribuirão para uma vida melhor e uma humanidade mais feliz, na qual o bem será a resposta primeira de todas as aspirações ".


Amigos, Bom Dia!
Homens que se dizem espíritas, trabalhadores de uma casa espírita, que afirmam:  " Eu sou um lobo em pele de cordeiro ", são os falsos profetas que consta no Evangelho Segundo O Espiritismo, possuem a teoria, "demonstrando" serem honestos, fiéis, com caráter, utilizando-se de palavras bonitas, sentimentais...., mais com uma moral tão baixa, escrupulosa praticando a poligamia, se fazendo de solteiros.Possuem a teoria referente a doutrina espírita, mais não a praticam.

Não esqueçamos, que hoje é o dia da caça, mais amanhã é o dia do caçador. E que existe a justiça divina, ao contrária da justiça dos homens, que é totalmente injusta. A justiça do Pai nunca falha.

Deus a tudo ver e sabe dos nossos mais íntimos sentimentos; que possamos entregar as injustiças sofridas, mágoas, qualquer ressentimento negativo em suas mãos e que o perdão faça parte de nossas vidas para o  próprio bem-estar.
.



Nenhum comentário:

Postar um comentário