sábado, 18 de julho de 2015

O AMOR VERDADEIRO NA VISÃO ESPÍRITA:

"O verdadeiro amor não nasce  das sombras do desejo. É fonte cristalina e inexaurível do espírito eterno". (PELO ESPÍRITO ANDRÉ LUIZ, DO LIVRO: AGENDA CRISTÃ, PSICOGRAFIA DE FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER)


"Amar não é desejar. É compreender sempre, dar de si mesmo, renunciar aos próprios caprichos e sacrificar-se para que a luz divina do verdadeiro amor resplandeça". (PELO ESPÍRITO ANDRÉ LUIZ, DO LIVRO: AGENDA CRISTÃ, PSICOGRAFIA DE FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER)



"O maior sentido da vida é alcançar o amor através do entendimento.

A esperança reabre novos caminhos de amor.

Lutemos com Jesus, nosso Mestre atento e sereno, totalmente amado".

(PELO ESPÍRITO BEZERRA DE MENEZES, DO LIVRO: CONSELHO FRATERNO, PSICOGRAFIA DE DÉLIO PINHEIRO LIMA) 



O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, ALLAN KARDEC, CAP. VIII, ITENS 5 E 6, FEB.
"Aprendeste que foi dito aos antigos: Não cometereis adultério. Eu, porém, vos digo que aquele que houver olhado uma mulher, com mau desejo para com ela, já em seu coração cometeu adultério com ela". (MATEUS, 5:27 e 28)

A verdadeira pureza não está somente nos atos; está também no pensamento, porquanto aquele que tem puro o coração, nem sequer pensa no mal. Foi o que Jesus quis dizer: Ele condena o pecado, mesmo em pensamento, porque é sinal de impureza.



O LIVRO DOS ESPÍRITOS, ALLAN KARDEC, INSTITUTO DE DIFUSÃO ESPÍRITA, PERG.939.
"É preciso não esquecer que é o Espírito que ama e não o corpo, e, quando a ilusão material se dissipa, o Espírito vê a realidade".

Allan Kardec  explica que há duas espécies de afeições: a do corpo e a da alma e, frequentemente, se toma uma pela outra. A afeição da alma, quando pura e simpática, é durável; a do corpo é perecível. Eis porque, frequentemente, aqueles que crêem se amar, com um amor eterno, se odeiam quando a ilusão termina.



"Casar-se é tarefa para todos os dias". (EMMANUEL, DO LIVRO: COMPANHEIRO, PSICOGRAFIA DE FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER)



Finalizando nosso artigo, com uma pergunta feita e respondida pela nossa veneranda JOANNA DE ÂNGELIS, contida no livro JOANNA DE ÂNGELIS RESPONDE, PSICOGRAFIA DE DIVALDO P. FRANCO: Muitas vezes as pessoas dizem que sexo é amor; outras separam o amor do sexo. o que é então o amor? 

RESPOSTA: O amor é estágio mais elevado do sentimento.

O homem somente atinge a plenitude quando ama. Enquanto anseia e busca ser amado, foge à responsabilidade de amar e padece infância emocional.

No contexto social da atualidade hodierna, todavia, a expressão amor sofre a desvalorização do seu significado para experimentar a decomposição do tormento sexual, que não passa de instinto em desgoverno.

Sem dúvida, o sexo amparado pelo amor caracteriza a superioridade do ser, facultando-lhe harmonia íntima e perfeito intercâmbio de vibrações e hormônios a benefício da existência.

Sexo sem amo, porém, representa regressão da inteligência às formas primeiras do desejo infrene, com o comprometimento das aspirações elevadas em detrimento de si mesmo e dos outros.

Por essa razão, vige em todos os departamentos do Cosmo a mensagem do amor.

Nem sempre, porém, se encontrará no ser amado a recíproca. Importa, o que é essencial, amar sem solicitação. 


Paz e luz.
Grande abraço fraterno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário