sábado, 11 de janeiro de 2014

LEI DO TRABALHO

LEI DO TRABALHO

( ALLAN KARDEC, O LIVRO DOS ESPÍRITOS, CAP. III, PERGS. 674 À 685 )

" O trabalho é uma lei natural, por isso é uma necessidade.

O Espírito trabalha como o corpo. Toda ocupação útil é um trabalho.

O trabalho é imposto ao homem, porque é uma consequência de sua natureza corporal. É uma expiação e, ao mesmo tempo, um meio de aperfeiçoar sua inteligência. Sem o trabalho, o homem permaneceria na infância da inteligência. Por isso ele não deve seu sustento, sua segurança e seu bem-estar senão ao seu trabalho e à sua atividade. Àquele que é muito fraco de corpo, Deus deu a inteligência para isso suprir; mas é sempre um trabalho.

A própria natureza provê todas as necessidades dos animais porque tudo trabalha na Natureza. Os animais trabalham como tu, mas seu trabalho, como sua inteligência, é limitado ao cuidado de sua conservação, eis porque, entre eles, o trabalho não conduz ao progresso, enquanto que, no homem, ele tem um duplo fim:  a conservação do corpo e o desenvolvimento do pensamento, que é também uma necessidade e que o eleva acima de si mesmo.

O trabalho dos animais é limitado ao cuidado de sua conservação, entende-se o fim a que se propõem trabalhando; mas eles são, inconscientemente, e tudo provendo suas necessidades materiais, agentes que secundam os desígnios do Criador, e seu trabalho não concorre menos ao objetivo final da Natureza, se bem que, muito frequentemente, não descobris o resultado imediato.

A natureza do trabalho é relativa à natureza das necessidades. Quanto menos as necessidades são materiais, menos o trabalho é material. Mas não creiais, com isso, que o homem fica inativo e inútil:  a ociosidade seria um suplício em lugar de ser um benefício.

O homem que possui bens suficientes para assegurar sua existência, talvez está isento do trabalho material, mas não da obrigação de se tornar útil segundo suas possibilidades, de aperfeiçoar sua inteligência ou a dos outros, o que é também um trabalho. Se o homem a quem Deus distribuiu bens suficientes para assegurar a sua existência não está forçado a se sustentar com o suor de sua fronte, a obrigação de ser útil aos seus semelhantes é tanto maior para ele quanto o seu adiantamento lhe dá mais oportunidade para fazer o bem.

Deus é justo e não condena senão aquele cuja existência é voluntariamente inútil e vive na dependência do trabalho dos outros. Ele quer que cada um se torne útil, segundo suas faculdades (643).

A lei natural impõe aos filhos a obrigação de trabalhar por seus pais, como os pais devem trabalhar por seus filhos. E é por isso que Deus fez do amor filial e do amor paternal um sentimento natural a fim de que, por essa afeição recíproca, os membros de uma mesma família fossem levados a se entreajudarem mutuamente, o que é, muito frequentemente, desconhecido na vossa sociedade atual ( 205 ).

O repouso, depois do trabalho, sendo uma necessidade, é uma lei natural porque o repouso serve para reparar as forças do corpo e é também necessário a fim de deixar um pouco mais de liberdade à inteligência, para se elevar acima da matéria.

O limite do trabalho é o limite das forças; de resto, Deus deixa o homem livre.

Aqueles que abusam de sua autoridade para impor aos seus inferiores um excesso de trabalho, é uma das piores ações . Todo homem que tem o poder de comandar, é responsável pelo excesso de trabalho que impõe a seus subalternos, porque ele transgride a lei de Deus ( 273 ).

O homem tem direito ao repouso em sua velhice, ele não está obrigado senão segundo suas forças.

Mas que recurso tem o velho ( digo idoso ) necessitado de trabalhar para viver e que não o pode?

O forte deve trabalhar pelo fraco; na falta da família, a sociedade deve tomar-lhe o lugar:  essa é a lei da caridade ".

Boa Tarde Amigos. Deus abençoe o trabalho de cada um de nós, que possamos ter saúde e uma boa memória para darmos continuidade à nossa caminhada.

Abençoe e ilumine a vida e o lar de cada um de nós, reinando a paz, a harmonia e o amor entre todos.

Dê forças Pai, perseverança, fé raciocinada e coragem diante das pedras encontradas no nosso caminho, sabemos que tudo que nos acontece é uma consequência de nossos atos, do nosso livre-arbítrio. Te pedimos Pai, humildemente, ilumine o caminho dos irmãos que encontram-se momentaneamente desempregados e que as vibrações positivas os envolvam com a vossa luz mostrando-lhes um trabalho honesto e abençoado.

Agradecemos Pai pela vossa Misericórdia Divina.

Graças a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário