sábado, 22 de novembro de 2014

O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE, ALLAN KARDEC, CAP. XIII


 Cap.XIII - QUE A MÃO ESQUERDA NÃO SAIBA O QUE FAZ A DIREITA.

A BENEFICÊNCIA
A beneficência é o hábito virtuoso de fazer o bem. Enche seu peito de alegria, pois tem o poder de espantar os remorsos que eventualmente poderia ter. O bem radiante afugenta o sofrimento, pois liberar o amor traz como paga a gratidão, muitas vezes manifestada por atitudes de afeto sincero. Agrada a Deus, trazendo-nos paz de espírito.

 PIEDADE
A piedade é uma virtude que nos aproxima dos anjos. É irmã da caridade, que nos conduz a Deus. É a simpatia entristecida que sentimos pelos desvalidos. Simpatia que nos impulsiona a agir. Mobiliza-nos para que arregacemos as mangas para ir à luta em benefício do próximo.



OS ÓRFÃOS
Não podemos nos esquecer que os órfãos são nossos irmãos. Cuidemos deles, pois isso nos fará enorme bem.



BENEFÍCIOS PAGOS COM A INGRATIDÃO
Se você faz o bem e como recompensa recebe a ingratidão, não se importe com isso. O que vale mais: Agradar a Deus ou aos homens? Pois se deixar de fazer o bem só porque as pessoas não lhe foram gratas, estará agindo egoisticamente. Aí, sim, desagradará ao Senhor. Portanto, persevere. Continue caminhando pela trilha da benemerência fraterna pelo bem que isso lhe traz, não se importando com a reação egoística dos homens. 

Não se esqueça de que estamos no processo de evolução, e nossa meta é atingirmos a perfeição, alcançando a eterna felicidade que nos leva ao Criador. E diante do horizonte tão deslumbrante, a ingratidão se torna mesquinha. Algo para ser esquecido.

FONTE: ALLAN KARDEC, O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO PARA INFÂNCIA E JUVENTUDE, VOLUME 2, ILUSTRAÇÕES DE MÁRIO ROBERTO DA SILVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário