sábado, 1 de agosto de 2015

Instituto da Família

Os estabelecimentos de ensino, propriamente do mundo, podem instruir, mas só o instituto da família pode educar. É por essa razão que a universidade poderá fazer o cidadão, mas somente o lar pode edificar o homem. (O Consolador)

(...) A escola educativa do lar só possui uma fonte de renovação que é o Evangelho, e um só modelo de mestre, que é a personalidade excelsa do Cristo. (O Consolador)


O homem e a mulher, no instituto conjugal, são como o cérebro e o coração do organismo doméstico. (O Consolador)

A tarefa doméstica nunca será uma válvula para gozos improdutivos, porque  constitui trabalho e cooperação com Deus. O homem ou a mulher que desejam ao mesmo tempo ser pais e gozadores da vida terrestre, estão cegos e terminarão seus loucos esforços, espiritualmente falando, na vala comum da inutilidade. (Caminho, Verdade e Vida)

O homem e a mulher surgem no mundo com tarefas específicas que se integram, contudo, num trabalho essencialmente uno, dentro do plano da evolução universal. No capítulo das experiências inferiores, um não cai sem o outro, porque a ambos foi concedido igual ensejo de santificar. (Pão Nosso)

A família consaguínea, entre os homens, pode ser apreciada como o centro essencial de nossos reflexos. Reflexos agradáveis ou desagradáveis que o pretérito nos devolve. (Pensamento e Vida)

                           PELO ESPÍRITO EMMANUEL

FONTE: PALAVRAS DE EMMANUEL, PSICOGRAFIA DE FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER, CAP. 27, FEB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário