segunda-feira, 10 de março de 2014

O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE ( CAP I E II ).






CAP I - NÃO VIM DESTRUIR A LEI
MOISÉS; CRISTO; ESPIRITISMO E ALIANÇA DA CIÊNCIA COM A RELIGIÃO

(ALLAN KARDC, O Evangelho Segundo O Espiritismo para a Infância e Juventude )Deus, nosso Criador, nos enviou três Revelações.

A Primeira foi trazida a nós por Moisés.

A Segunda foi a Revelação de Amor que Jesus ensinou e vivenciou, servindo como exemplo para todos nós.

A Terceira Revelação é a Doutrina Espírita, que veio ajudar a nossa evolução, trazendo conhecimentos sobre a existência, a comunicabilidade entre os dois planos e a imortalidade da Alma.

Revelações de Moisés, do Cristo e do Espiritismo.

MOISÉS

Moisés recebeu os Dez Mandamentos no Monte Sinai.

São eles:
I - Só existe um Deus. Ame a Deus e não as imagens que representem outros deuses.

II - Não fale o nome de Deus em vão.

III - Santifique o dia de sábado.

IV - Respeite e ame seu pai e sua mãe.

V - Não mate.

VI - Seja fiel a quem ama.

VII - Não roube.

VIII - Não minta, nem acuse ninguém.

IX - Não deseje o que não é seu.

X - Não queira demasiadamente coisas materiais.

Moisés era governador de  um povo indisciplinado. Além das Leis Morais, teve de criar outras leis, para conseguir que as pessoas vivessem em paz. Ele precisou dizer que as novas leis tinham origem divina paa que o povo as respeitasse. Muitas dessas leis valeram soment para aquela época e depois foram ajustadas para o nosso tempo. A Lei Mosaica praticamente ordenava o que NÃO deveria ser feito.

CRISTO
Jesus Cristo não veio destruir as Leis Morais dos Dez Mandamentos. Mas, muitas das leis criadas por Moisés foram modificadas.

Cristo foi claro ao dizer:  "Ama a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo".

Jeus ensinou que, para cumprir as Leis de Deus, era necessário respeitar nossos semelhantes. Ensinou que não existia só esta vida e promoteu que novos esclareciemntos viriam para a Humanidade.

ESPIRITISMO
O Espiritismo vem mostrar para a Humanidade a existência do mundo espiritual e suas elações com o mundo que vivemos, ou seja, o mundo material. Com a Doutrina Espírita podemos entender os fenômenos que são normais, mas, devido a nossa ignorância (desconhecimento), pensamos que são xoisas sobrenaturais.

ALIANÇA DA CIÊNCIA COM A RELIGIÃO
A Ciência e a Religião são a base do progresso do Ser Humano. A Ciência ensina as leis do mundo material e a
Religião revela as leis do mundo moral. Uma ajuda a outra. E a proposta do Espiritismo é que as duas caminhem juntas, sem conflitos. A Ciência deve considerar e observar o elemento espiritual e a Religião, conhecer a Ciência.


CAP. II - MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO.

Disse Jesus:  " Meu reino não é deste mundo ". Falou também: " Eu não nasci, nem vim a este mundo, senão para testemunhar a verdade; todo aquele que segue a verdade ouve a minha voz ".


A VIDA FUTURA
Jesus nos conta sobre a vida futura e ensina que somos imortais. A vida que vivemos, esta vida mateial, é uma passagem para chegarmos à vida espiritual que é eterna. Isso permite que avaliemos bem nossos interesses aqui na Terra. Claro que se aqui estamos é para aprendermos alguma coisa e usufruir dos bens materiais, desde que não façamos disso nosso único objetivo. Ao desencarnarmos (morrermos) nada levaremos, a não ser as nossas conquistas morais (boas ações, bons pensamentos, etc).

Atualmente somos Seres Humanos em evolução, mas chegará o dia em que nos tornaremos espíritos puros, à semelhança de Jesus.

Para que isso seja possível devemos seguir as Leis de Deus.


A REALIZA DE JESUS
Jesus é o mais perfeito Espírito que esteve na Terra. Sua mensagem ilumina a Humanidade e seus ensinamentos servem para todos o tempo todo. Isso faz de Jesus um Ser superior a qualquer outro que aqui esteve. Maior que qualquer rei. Mas, como bem disse ele:  o seu reino não é deste mundo. Sua realeza é diferente.


O PONTO DE VISTA
Quando o Ser Humano entende que, apesar da vida material ser importante, a vida espiritual é o destino de todos, ele modifica seu ponto de vista sobre os valores da vida terrena.

Aos poucos vai entendendo que as dificuldades da vida são, na maioria das vezes, oportunidades de aprimoramento. Embora deva aproveitar as oportuniddes materiais, até mesmo para ajudar os outros, ele aprende que essas coisas não são as mais importantes.

Quem desconhece a existência de uma vida além desse mundo, corre o risco de só pensar em ganhar dinheiro. Só pensa em si. Não se preocupa com aqueles que passam por necessidades maiores.


BOA TARDE AMIGOS (AS) DO G+;
SEJAM BEM-VINDOS!
O amor, a paz, a harmonia e a prosperidade façam parte de nossas vidas, amando e perdoando, ajudando e sendo ajudados, somando e dividindo; perseverando sempre o caminho reto de luz que é o caminho do amor, que o nosso mestre Jesus nos deixou para seguirmos-o.

Toda segunda-feira estudamos um capítulo do Evangelho Segundo o Espiritismo, seguindo a ordem dos capítulos, em que são utilizados no Culto do Evangelho no Lar, as Segundas-Feira, de 20 as 20:30 Horas. Na próxima segunda, será o Cap III do Evangelho.

Paz e luz!
Abraço fraterno.
Com carinho.





Nenhum comentário:

Postar um comentário