sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Obsessão/Desobsessão, com Joanna de Ângelis:


ATRAVÉS DE QUAIS MECANISMOS A OBSESSÃO INSTALA-SE ENTRE AS CRIATURAS?

(JOANNA DE ÂNGELIS, PERG. 63, DO LIVRO: JOANNA DE ÂNGELISS RESPONDE, PSICOGRAFIA DE DIVALDO P. FRANCO)

RESPOSTA: Nem sempre a obsessão se instala de chofre.  Quando tal ocorre, o processo de fixação tem procedência em larga faixa de tempo, conseguida imperceptivelmente.

Mentes comungam com mentes que se lhes assemelham.

Espíritos sintonizam com espíritos que lhes são afins.

Pessoas sincronizam com pessoas em quem se comprazem.

Quando se cultiva azedume e se dá guarida a suspeitas, ocorrem colheitas de desespero como de infelicidade.

Justo recorrer-se a terapêutica preventiva, quanto possível, e, percebendo-se instaladas as matrizes obsessivas, mister desdobrarem-se sérios esforços, pois o problema urge na sua gravidade, exigindo procedimento de largo porte e imediata decisão.

Enfermidade perigosa, a obsessão gera desgovernos lastimáveis e dores lancinantes, difíceis de catalogadas ou descritos...

As vidas passadas reaparecem na presente, em expressões várias, como através daqueles que deixaste na retaguarda, graças ao mau caráter que te era peculiar.

Conhecem-te como és e não como desejas ser.  Por isso, não crêem nos teus propósitos, senão quando os testificas por meio de honestas atitudes superiores a que te afervoras e cujos propósitos vitalizas.

Não dês guarida, desse modo, às impressões nefandas no recesso do teu espírito.

Reage com todas as forças à maledicência, à inveja, ao ciúme, à ambição, às paixões, em suma, perturbadoras.

Policia a língua nos momentos infelizes a fim de que não te arrependas tardiamente.

Não titubeies, nem te permitas desaires.

                         PELO ESPÍRITO JOANNA DE ÂNGELIS
___________________________________________
Boa tarde amigos, sejam bem-vindos ao blog do meu coração, falando um pouquinho sobre a obsessão e desobsessão, que é um dos maiores flagelos da humanidade!

"A obsessão é a ação persistente que um Espírito mau exerce sobre um indivíduo. Apresenta caracteres muito diversos, desde a simples influência moral, sem perceptíveis sinais exteriores, até a perturbação completa do organismo e das faculdades mentais. Oblitera todas as faculdades mediúnicas; traduz-se, na mediunidade escrevente, pela obstinação de um Espírito em se manifestar, com exclusão de todos os outros.

Os Espíritos maus pululam em torno da Terra, em virtude da inferioridade moral de seus habitantes. A ação malfazeja que eles desenvolvem faz parte dos flagelos com que a humanidade se vê a braços neste mundo. A obsessão, como as enfermidades e todas as tribulações da vida, deve ser considerada prova ou expiação e como tal aceita.

Do mesmo modo que as doenças resultam das imperfeições físicas, que tornam o corpo acessível às influências perniciosas exteriores, a obsessão é sempre o resultado de uma imperfeição moral, que dá acesso a um Espírito mau. A causas físicas se opõem forças físicas; a uma causa moral, tem-se de opor uma força moral. Para preservá-lo das enfermidades, fortifica-se o corpo; para isentá-lo da obsessão, é preciso fortificar a alma, pelo que necessário se torna que o obsidiado trabalhe pela sua própria melhoria, o que as mais das vezes basta para o livrar do obsessor, sem recorrer a terceiros. O auxílio destes se faz indispensável, quando a obsessão degenera em subjugação e em possessão, porque aí não raro o paciente perde a vontade e o livre-arbítrio.

(...) Em todos os casos de obsessão, a prece é o mais poderoso auxiliar de quem haja de atuar sobre o Espírito obsessor."

FONTE: ALLAN KARDEC, O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, TRADUÇÃO DE GUILLON RIBEIRO, CAP. XXVIII, ITEM 81, FEB.

Em nossas comunidades espíritas, tanto no G+ e no Face, encontramos outras postagens relativas a esse terma tão importante nos tempos atuais.

https://plus.google.com/communities/101173851727132583738

https://www.facebook.com/shirley.helena.vaz/

Amor, saúde, paz e luz aos nossos corações.
Gratidão pela visita, deixe seu comentário!


Nenhum comentário:

Postar um comentário