quinta-feira, 26 de março de 2015

CORAGEM DA FÉ


O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, ALLAN KARDEC, CAP. XXIV - NÃO PONHAIS A CANDEIA DEBAIXO DO ALQUEIRE, ITEM 13 À 16 - CORAGEM DA FÉ

ITEM13 - Aquele que me confessar e me reconhecer diante dos homens, Eu também o reconhecerei e confessarei diante de meu Pai que está nos céus; e aquele que me renegar diante dos homens, também Eu o renegarei diante de meu Pai que está nos céus. (MATEUS, 10:32 E 33)

ITEM 14 - Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, o Filho do Homem também dele se envergonhará, quando vier na sua glória e na de seu Pai e dos santos anjos. (LUCAS, 9:26)

ITEM 15 - A coragem das opiniões próprias sempre foi tida em grande estima entre os homens, porque há mérito em afrontar os perigos, as perseguições, as contradições e até os simples sarcasmos, aos quais se expõe, quase sempre, aquele que não teme proclamar abertamente ideias que não são as de toda gente. Aqui, como em tudo, o merecimento é proporcionado às circunstâncias e à importância do resultado. Há sempre fraqueza em recuar alguém diante das consequências que lhe acarreta a sua opinião e em renegá-la; mas há casos em que isso constitui covardia tão grande, quanto fugir no momento do cambate.

Jesus profliga essa covardia, do ponto de vista especial da sua doutrina, dizendo que, se alguém se envergonhar de suas palavras, desse também Ele se envergonhará; que renegará aquele que o haja renegado; que reconhecerá, perante o Pai que está nos céus, aquele que o confessar diante dos homens. Por outras palavras: aquele que se houverem arreceado de se confessarem discípulos da verdade não são dignos de se ver admitidos no reino da Verdade. Perderão as vantagens da fé que alimentem, porque se trata de uma fé egoísta que eles guardam para si, ocultando-a para que não lhes traga prejuízo nesse mundo, ao passo que aqueles que, pondo a verdade acima de seus interesses materiais, a proclamam abertamene, trabalham pelo seu próprio futuro e pelo dos outros.

ITEM 16 - Assim será com os adeptos do Espiritismo. Pois que a doutrina que professam mais não é do que o desenvolvimento e a aplicação da do Evangelho, também a eles se dirigem as palavras do Cristo. Eles semeiam na Terra o que colherão na vida espiritual. Colherão lá os frutos da sua coragem ou da sua fraqueza.

                                               ALLAN KARDEC


                                            MEUS COMENTÁRIOS:

Jesus falava por parábolas, para fazer-se compreender entre os povos, a humanidade; sempre suas palavras baseada no amor fraternal, na caridade e respeito ao próximo, no perdoar para ser perdoado levando-nos a refletir sobre a oração de São Francisco de Assis onde houver ódio que eu leve o amor, onde houver ofensas que eu leve o perdão, onde ouver discórdia que eu leve a união, onde houver trevas que eu leve a luz.


Que possamos fazer do EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO, ALLAN KARDEC, o nosso livro de cabeceira a nos orientar em nossas caminhadas terrena e espiritual, diante das dificuldades encontradas, abrindo-o todo os dias fechando nossos olhos e elevando nossos pensamentos ao nosso Pai celestial de amor e bondade solicitando ajuda, coragem diante das dificuldades, força, ânimo para seguir a nossa vida, ...e assim abrir numa página ao acaso (que sabemos que o acaso não existe) e ler com atenção e estudá-la porque aí estará a nossa resposta para seguirmos nossa vida aqui na Terra com coragem, sabedoria, honestidade, fé raciocinada e amor em nossos corações, tentando aos poucos colocar os ensinamentos de Jesus em prática, fazendo a nossa reforma-íntima aprendendo com nossos erros a não repetí-los e principalmente nunca esquecer de orar e vigiar nossos pensamentos, sentimentos e atitudes.

                                                                    Paz e luz.
                                                                    Abraço fraterno.





Nenhum comentário:

Postar um comentário