quinta-feira, 24 de julho de 2014

O BEM E O MAL



A moral é a regra para se conduzir bem, quer dizer, a distinção entre o bem e o mal. Ela se funda sobre a observação da lei de Deus. O homem se conduz bem quando faz tudo em vista e para o bem de todos, porque, então, ele observa a lei de Deus.

O bem é tudo aquilo que está conforme a lei de Deus, e o mal tudo aquilo que dela se afasta. Assim, fazer o bem é se conformar com a lei de Deus, e fazer o mal é infringir essa lei.

O homem, por si mesmo, tem os meios para distinguir o que é bem e o que é mal; quando ele crê em Deus e o quer saber. Deus deu-lhe a inteligência para discernir um do outro.

Deus deixa ao homem a escolha do caminho; tanto pior para ele se torna o mau:  sua peregrinação será mais longa. Se não houvesse montanhas, o homem não poderia compreender que se pode subir e descer, e se não houvesse rochedos, ele não compreenderia que há corpos duros. É preciso que o Espírito adquira experiência e, para isso, é preciso que ele conheça o bem e o mal. Por isso há a união do Espírito e do corpo.*

* Ver Perg. 119, do Livro dos Espíritos, Allan Kardec.

FONTE:  ALLAN KARDEC, O LIVRO DOS ESPÍRITOS, PERGS. 629 À 631e 634.

Nenhum comentário:

Postar um comentário