quarta-feira, 13 de maio de 2015

CULTO DO EVANGELHO NO LAR

                                                                FAÇA DO SEU LAR
                                                               O LAR DE JESUS

FONTE: UNIÃO DAS SOCIEDADES ESPÍRITAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - USEERJ, CULTO DO EVANGELHO NO LAR.

Dedica uma das sete noites da semana ao "Culto Evangélico no Lar", a fim de que Jesus possa pernoitar em tua casa.

Prepara a mesa, coloca água pura, abre o Evangelho, distende a mensagem de fé, enlaça a família e ora. Jesus virá em visita.

Quando o Lar se converte em santuário, o crime se recolhe ao museu. Quando a família ora, Jesus se demora em casa.

Quando os corações se unem nos liames da Fé, o equilíbrio oferta bênçãos de consolo e a saúde derrama vinho de paz para todos.


O QUE É O CULTO DO EVANGELHO NO LAR?
Trata-se do estudo do Evangelho de Jesus em reunião familiar, realizado no ambiente doméstico, sendo precioso empreendimento que traz diversos benefícios às pessoas que o praticam.

Aqueles que, desde cedo, têm suas vidas orientadas pela conduta Cristã, evitam, com mais facilidade, que os embriões dos defeitos que estão latentes em seus espíritos apareçam, sanando, desta forma, o mal antes que ele cresça.

Se, porventura, tendências negativas aflorarem, apesar da orientação desde a infância, encontrarão seguros elementos morais para superá-los, porque os ensinamentos de Jesus tornam-se fortes alicerces para a sua superação.

Com o estudo do Evangelho de Jesus aprende-se a compreender e a conviver na família humana.

Assim, conscientes de que somos espíritos devedores perante as Leis Universais, procuremos conduzir-nos dentro de atitudes exemplares, amando e perdoando, suportando e compreendendo os revezes da vida.

Quando o Culto do Evangelho no Lar é praticado fielmente à data e ao horário semanal estabelecidos, atrai-se para o convívio doméstico Espíritos Superiores, que orientam e amparam, estimulam e protegem a todos.

A presença de Espíritos iluminados no Lar afasta aqueles de índole inferior, que desejam a desunião e a discórdia. O ambiente torna-se posto avançado da Luz, onde almas dedicadas ao Bem estarão sempre presentes, quer encarnadas, quer desencarnadas.

As pessoas habituadas à oração, ao estudo e à vivência cristã, tornam-se mais sensíveis e passíveis às inspirações dos Espíritos Mentores.


PROCEDIMENTOS
Escolhe-se um dia da semana e hora em que seja possível a presença de todos os familiares ou da maior parte deles, observando-se com rigor a sua constância e pontualidade, para facilitar a assistência espiritual.

A direção do Culto do Evangelho no Lar caberá a um dos cônjuges ou a pessoa que disponha de maiores conhecimentos doutrinários. Cabe lembrar, no entanto, que por se tratar de um estudo em grupo não é necessária a presença de pessoas com cultura doutrinária. Na pureza dos ideais e na sinceridade das intenções, todos aprenderão juntos, auxiliando-se mutuamente.

É importante que os temas sejam discutidos com a participação de todos,na medida do possível, sem imposições, para evitar-se constrangimentos.

Deve-se buscar um ambiente amistoso, de respeito, pois viver e falar com Jesus é uma felicidade que não se deve desprezar.

Antes do início da reunião, prepara-se o local, colocando-se em cima da mesa água pura, com uma garrafa, para ser beneficiada pelos Benfeitores Espirituais, em nome de Jesus.


PRESENÇA DE CRIANÇA NO CULTO
As crianças devem, também, participar do Culto do Evangelho no Lar.

Nesses casos, os adultos descerão os comentários ao nível de entendimento delas.

Recomenda-se a leitura, como subsídio, dos capítulos 35 e 36 da obra"Os Mensageiros", do Espírito André Luiz, e "Evangelho em Casa", do Espírito Meimei, psicografadas pelo médium Francisco Cândido Xavier e editados pela Federação Espírita Brasileira.


" RECONHECE-SE O VERDADEIRO ESPÍRITA PELA SUA TRANSFORMAÇÃO MORAL E PELOS ESFORÇOS QUE EMPREGA PARA DOMAR SUAS INCLINAÇÕES MÁS ".
( ALLAN KARDEC, O Evangelho Segundo O Espiritismo, Cap XVII, Item 4 )



ROTEIRO PARA O CULTO DO EVANGELHO NO LAR:

1- LEITURA DE UMA MENSAGEM.
2- PRECE INICIAL.
3- ESTUDO DO EVANGELHO DE JESUS.
4- PRECE DE AGRADECIMENTO.

1- LEITURA DE UMA MENSAGEM - A leitura inicial de uma mensagem poderá, após, ser comentada ou não. Ela tem por objetivo propiciar um equilíbrio emocional, procurando harmonizá-lo com os ideais nobres da vida, a fim de facilitar melhor aproveitamento das lições.

     Poderemos lembrar obras com "Pão Nosso", "Fonte Viva", "Vinha de Luz", ...

2- PRECE INICIAL - Após a leitura da mensagem, inicia-se o Culto do Evangelho no Lar, com uma prece. A oração deve ser proferida por um dos participantes, em tom de voz audível  todos os predentes e de forma simples e espont^nea, não devendo ser, portanto, dcorada. Os demais, acompanham-no, seguindo a rogativa, frase por frase, repetindo, mentalmente, em silêncio, cada expressão, a fim de imprimir o máximo ritmo e harmonia ao verbo, ao som e a idéia, numa só vibração.

     Na prece pode pedir-se o amparo de Deus para o lar onde o Evangelho está sendo estudado, para os presentes, seus parentes e amigos; para os enfermos, de corpo e da alma; para a paz na Terra; para os trabalhadores do Bem e etc.

     A prece, além de ligar o ser humano à espiritualidade; traduz respeito pelo momento de estudo a realizar-se.

3- ESTUDO DO EVANGELHO DE JESUS - O estudo do Evangelho do Cristo, à luz da Dourina Espírita - "O Evangelho Segundo O Espiritismo", de Allan Karec poderá ser estudado de duas formas:

a) Estudo em sequência:  o estudo metódico, em pequenas partes, permite o conhecimento gradual e ordenado dos ensinamentos que o livro encerra. Após o seu término, volta-se, novamente, ao capítulo inicial;

b) Estudo ao acaso:  Consiste na abertura, ao acaso, de "O Evangelho Segundo O Espiritismo", o que ensejará também, lições oportunas, em qualquer ocasião.

Os comentários devem envolver o trecho lido, buscando-se alcançar a essência dos ensinamentos de Jesus, realçando-se a necessidade da sua aplicação na vida diária.

Pode reservar-se, posteriormente, um momento de palavra livre, onde os participantes da reunião exponham situações da vida prática, para o melhor entendimento e fixação das lições.


4- PRECE DE AGRADECIMENTO
Um dos presentes fará uma prece, agradecendo as bênçãos recebidas ao Culto do Evangelho no Lar, pela paz, pelas lições recebidas, etc.


                                                OBSERVAÇÕES
A duração do Culto do Evangelho no Lar deve ser de até 1 (uma) hora, mais ou menos.

No Culto do Evangelho no Lar deve ser evitada manifestações mediúnicas. A sua finalidade básica é o estudo do Evangelho de Jesus, para o aprendizado Cristão, a fim de que seus participantes melhor se conduzam na jornada terrena. Os casos de mediunidade indisciplinada devem ser encaminhados a uma sociedade espírita idônea.

Deve-se evitar coparações ou comentários que desmereçam pessoas ou religiões.

A realização do Culto do Evangelho no Lar não deve ser suspensa em virtude de visitas inesperadas. Deverá ser esclarecido o assunto com delicadeza e franqueza, convidandoi-se o visitante a participar do Culto, caso lhe aprouver.

O Culto do Evangelho no Lar não deve ser prejudicado, também, em virtude de solicitações sem urgência, recados inoportunos, passeios, festividades de qualquer ordem. Soluções razoáveis, de imediato, ou iniciativas, após a reunião, deve ser o caminho para superar os pretensos impedimentos.

Somente no caso de situações incontornáveis, em que todos não possam estar presentes, é que se justifica a não realização do Culto do Evangelho no Lar.

Evite´se ligar rádio ou televisão no dia do Culto, próximo e depois da hora de sua realização, bem como a leitura de jornais ou obras sem caráter edificante, para que se mantenha um ambiente vibratório de paz e tranquilidade dentro do Lar, bem como saídas à rua, senão para inevitáveis e inadiáveis compromissos.


CULTO INDIVIDUAL DO EVANGELHO
Nem sempre encontrarás a colaboração precisa ao culto do Evangelho no templo familiar.

Por vezes, será necessário esperar o amadurecimento dos companheiros, que se mostram semelhantes à folhagem viçosa nas robustas frondes da vida, incapazes de perceber a glória da frutificação no futuro.

Ainda assim, procura  intimidade do Mestre , sozinho embora, sintoniza-te com ELE, através da leitura divina.

Realmente, por agora, és parte integrante do grupo consanguíneo, mas, no fundo, és o irmão da Humanidade inteira, com obrigações de seguir para a frente.

Todos somos peregrinos da eternidade, em trânsito para a Vida Superior.


" O Culto do Evangelho há de traduzir paz e consolo na primeira hora, esperança e incentivo logo depois, para, em seguida, sugerir a nossa rebeldia em subsequentes revisões dos temas, o aperfeiçoamento de nossos espíritos ".
( SCHEILLA )















Um comentário:

  1. Gostaria que tivesse um culto on line tendo em vista que moro sozinha, numa cidade bem pequena e não tenho aqui familiares. E não consigo convidar amigos por ser uma cidade predominantemente católica e nao aceitarem o convite para um culto aqui. Sendo assim poderia participar de um culto online, grata

    ResponderExcluir