quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

A TERRA, OS SOFRIMENTOS E AS MISÉRIAS HUMANAS: PLANETA DE PROVAS E EXPIAÇÕES.

Acampamento na Síria.
مخيم اليرموك سوريا


A pluralidade das existências nos mostra à justiça divina, a existência das causas das misérias da vida terrestre

Essas misérias são a consequência das imperfeições da alma, porque se a alma fosse perfeita não cometeia faltas e não teria as suas consequências  a suportar. O homem, que seria sóbrio e moderado em tudo, por exemplo, não seria vítima das doenças que os excessos engendram. O mais frequentemente, é infeliz, nesse mundo, por sua própria falta; mais se é imperfeito, é porque o era antes de vir para a Terra; nela expia não somente as suas faltas atuais, mas as faltas anteriores que não foram reparadas.; ele suporta em uma vida de provas, o que fez os outros suportarem em uma outra existência.

As vicissitudes que experimenta são a ocasião de lutas incessantes que desenvolvem suas forças e suas faculdades, morais e intelectuais, a fortificam no bem, e das quais ela sai sempre vitoriosa, se tem a coragem de sustentá-las até o fim. O prêmio da vitória está na vida espiritual, onde entra radiosa e triunfante, como soldado que sai da refrega e vem receber a palma gloriosa.

Cada existência é, para a alma, a oportunidade de um passo adiante; de sua vontade depende que esse passo seja o maior possível, de vencer vários escalões ou permanece no mesmo ponto. Neste último caso, sofreu sem proveito, e como é preciso sempre, cedo ou tarde, pagar sua dívida, ser-lhe-à preciso recomeçar uma nova existência, em condições ainda mais penosas, porque, a uma mancha não apagada, ela acrescenta uma outra mancha.

Nas encarnações sucessivas que a alma se despoja, pouco a pouco de suas imperfeições, que ela se purga em uma palavra, até que esteja bastante pura para merecer trocar os mundos de expiação pelos mundos mais felizes, e, mais tarde, estes para gozar a felicidade suprema.

 O purgatório não é, pois, uma idéia vaga e incerta; é uma realidade material que vemos, tocamos e experimentamos; está nos mundos de expiação; e a Terra é um desses mundos; os homens nela expiam seu passado e seu presente em proveito de seu futuro. Mas, contrariamente à ideia que deles se faz , depende de cada um abreviar ou prolongar a sua estada, segundo o grau de adiantamento e de depuração, que tenha alcançado pelo seu trabalho sobre si mesmo; deles se sai, não porque se terminou seu tempo ou por méritos de outrem, mas pelo fato de seu próprio mérito, segundo estas palavras do Cristo:  " A cada um segundo as suas obras ", palavras que resumem toda a justiça de Deus.

O espírito culpado sofre, primeiro, na vida espiritual em razão do grau de suas imperfeições; depois, a vida corporal lhe é dado como meio de reparação; é por isso, que nelas se reencontra, seja com as pessoas que ofendeu, seja em meios análogos àqueles onde fez o mal, seja nas situações que são a contrapartida, como, por exemplo, estar na miséria se foi mau rico, em uma condição humilhante se foi orgulhoso.

A expiação, no mundo dos Espíritos e na Terra, não é um duplo castigo para o Espírito; é o mesmo que continuar na Terra, como complemento. tendo em vista facilitar o seu adiantamento por um trabalho efetivo; depende dele tirar-lhe proveito. Não vale mais para ele retornar à Terra com a possibilidade de ganhar o céu do que ser condenado, sem remissão, ao deixá-la?  Essa liberdade que lhe é concedida é uma prova de sabedoria, da bondade e da justiça de Deus, que quer que o homem deva tudo aos seus esforços e seja o artifice de seu futuro; se é infeliz, e se o é por um menor ou maior tempo, disso não pode culpar senão a si mesmo;  o caminho do progresso lhe está sempre aberto.

Se se considera o quanto é grande o sofrimento de certos Espíritos culpados, no mundo invisível, o quanto é terrível a situação de alguns, de quantas ansiedades são vítimas, e o quanto essa situação se torna maus penosa pela impotência em que estão de ver-lhe o fim, poder-se-ia dizer que, para eles, é o inferno, se essa palavra não implicasse a idéia de um castigo eterno e material. Graças à revelação dos Espíritos, e aos exemplos que nos oferecem, sabemos que a duração da expiação está subordinada ao melhoramento do culpado.

O Espiritismo não vem, pois, negar a penalidade futura; ao contrário, vem considerá-la. O que ele destrói é o inferno localizado, com as suas fornalhas e as suas penas irremissíveis. Não nega o purgatório, uma vez que prova que nele estamos; define-o e o precisa, explicando a causa das misérias terrestres, e com isso nele faz crerem os que o negam.

Rejeita as preces pelos mortos? Bem ao contrário, uma vez que os Espíritos sofredores as solicitam; que delas faz um dever de caridade e demonstra-lhes a eficácia para conduzi-los ao bem, e, por esse meio, abreviar os seus tormentos ( 1 ). Falando à inteligência, tem disseminado a fé entre os incrédulos, e a prece entre aqueles que dela zombavam. Mas disse que a eficácia das preces está no pensamento e não nas palavras, que as melhoras são as do coração e não as dos lábios, as que se diz a si mesmo, e não aquelas que se fazem dizer pelo dinheiro. Quem, pois, ousaria censurá-lo?

Que o castigo tenha lugar na vida espiritual ou na Terra, e qualquer que seja a sua duração, tem sempre um fim, mais ou menos distante ou aproximado. Não há, pois, para o Espírito, senão duas alternativas:  punição temporária graduada segunda a culpabiliade, e recompensa graduada segundo o mérito. O Espiritismo repele a terceira alternativa, a da condenação eterna. O inferno permanece como figura simbólica dos maiores sofrimentos, cujo termo é desconhecido. O purgatório é a realidade.

A palavra purgatório revela a idéia de um lugar circunscrito; por isso, se aplica, mais naturalmente, à Terra, considerada como lugar da expiação, do que ao espaço infinito, onde erram os Espíritos sofredores, e que também a natureza da expiação terrestre é uma verdadeira expiação.

Quando os homens estiverem melhorados, não fornecerão ao mundo invisível senão bons Espíritos, e estes, em se encarnando, não fornecerão à Humanidade corporal senão elementos aperfeiçoados; então, cessando a Terra de ser um mundo de expiação, os homens não sofrerão mais nela as misérias que são as consequências de suas imperfeições. É essa transformação que se opera neste momento e que elevará a Terra na hierarquia dos mundos. ( Ver O Evangelho Segundo O Espiritismo, cap. III )

FONTE:  ALLAN KARDEC O CÉU E O INFERNO OU A JUSTIÇA DIVINA SEGUNDO O ESPIRITISMO, INSTITUTO DE DIFUSÃO ESPÍRITA, CAP. V.



اللهم صل وسلم على سيدنا محمد وآل بيته الطيبين الطاهرين .


 " Pai, perdoe-os, não sabem o que fazem ". 
( JESUS )

Orar aos países que se encontram em guerra, pedindo PAZ.

A união faz a força,

O pensamento é tudo...
___________
Deus, nosso Pai, que os irmãos que residem nesses países que encontram-se em guerra, possam encontrar o amparo e consolo, a fé e  resignação, a prece e a esperança sempre em seu nome DEUS e que o Amor e o perdão se faça presente nos corações humanos, substituindo o ódio e a pobreza de sentimentos ao próximo.
O Amor, só com o  amor universal se iluminará o mundo...

" Pai, perdoe-os, não sabem o que fazem ". 
( JESUS )





Nenhum comentário:

Postar um comentário