sábado, 18 de janeiro de 2014

O SUICÍDIO NA VISÃO ESPÍRITA.



Bom dia Amigos! Mensagem de Hoje, do Livro Gotas de Esperança, de Lourival Lopes: 

" Cuide do coração.

Ele é o seu ponto básico.

O centro de suas inclinações para o bem ou para o mal.

Para onde o pender, para lá você irá. Pode ser para o céu ou para o inferno.

Coração é sentimento.

São " ondas " poderosas que se centram na mente, em regime de profunda consonância com os pensamentos.

Não faça do seu coração um instrumento para prejudicar, ferir, amaldiçoar.

Ele foi colocado no seu peito só para amar

Deus se alojou no seu coração para estar sempre com você ".


ESPÍRITOS DOENTES

( IRMÃO JOSÉ, Psicografia de Carlos A. Baccelli, Vigiai e Orai )

"Na tua lida com as pessoas, não te esqueças que, na maioria das vezes, estarás lidando com espíritos doentes.

Espíritos limitados na compreensão, com extrema dificuldade para assimilar o óbvio.

Familiares que não te atendem os conselhos.

Amigos que concordam contigo, mas agem de maneira contraditória.

Subalternos relapsos.

Chefes opressores.

A imperfeição espiritual, sem dúvida, é doença da alma.

Até que nos equilibremos interiormente, viveremos de recaídas.

O que, não raro, interpretamos por má vontade, preguiça, rebeldia e indiferença nos outros, não passa de quadros patológicos que exigem tratamento.

E, com espíritos doentes, ninguém pode lidar estranhando reações o ignorando feridas ".



JOANNA DE ÂNGELIS

PERG. 108 E 109 - O QUE LEVA UMA PESSOA - ÀS VEZES, APARENTEMENTE FELIZ- A FUGIR DA VIDA ATRAVÉS DO SUICÍDIO?

" Ato de extremada rebeldia, reação do orgulho desmedido, vingança de alto porte que busca destruir-se ante a impossibilidade de a outrem aniquilar, o suicídio revela o estágio de brutalidade moral em que se demora a criatura humana.

Por uma interpretação precipitada, o amor-próprio ferido arroja o homem que se deseja livrar de um problema no poço sem fundo de mais inditosas conjunturas, de que somente a peso de demorados remorsos e agonias consegue vencer...

Em nome da dignidade atirada por terra se arroja a pessoa geniosa na covarde fuga pela estrada-sem-fim da cavilosa ilusão, em que carpe, inconsolável, o choro do arrependimento tardio...

Temendo, o sofrimento, o suicida impõe-se maior soma de aflições, no pressuposto de que o ato de cobardia encetado seria sancionado pelo apagar da consciência e pelo sono do nada...

... No fundo de todas as razões predisponentes para o autocídio, excetuando-se as profundas neuroses e psicoses de perseguição, as maníaco-depressivas - que procedem de antigas fugas espetaculares à vida e que o Espírito traz nos refolhos do ser como predisposições à repetição da falência moral - encontra-se o orgulho tentando, pela violência, solucionar questões que somente a ação contínua no bem e a sistemática confiança em Deus podem regularizar com a indispensável eficiência ".

PERG 109 - DIZEM QUE SUICIDAS NÃO SÃO APENAS AQUELES QUE ACABAM COM A PRÓPRIA VIDA. EXISTEM CIRCUNSTÂNCIAS QUE PROVOCAM O CHAMADO " SUICÍDIO INDIRETO "?

JOANNA DE ÂNGELIS ESPONDE:  " Defrontas os problemas que se manifestam no teu dia-a-dia entre a irritação e o desespero, estabelecendo matrizes de aflições que te conduzirão ao auto-aniquilamento.

Suicida não é somente aquele que, acionado pelo desconcerto da emotividade se arroja no despenhadeiro  da autodestruição física.

Esta melancolia que te busca os painéis da mente, tecendo as malhas da depressão, é sinal de alarme que não podes desconsiderar.

Essa aflição que se agiganta, dominando-te o equipamento nervoso, convida-te a uma mudança de atitude, que não deves postergar.

Isto que te consome, desaparecendo e ressurgindo em roupagens de configuração nova, é desafio que deves enfrentar com estoicismo, para saíres da desarmonia.

Mil pequenas injunções contra a tua saúde emocional e mental, que deves rechaçar antes que sejas colhido pelo infortúnio da desencarnação injustificável e precipitada ".

FONTE: Psicografia de Divaldo P. Franco, Joanna de Ângelis Responde..




ALLAN KARDEC
O LIVRO DOS ESPÍRITOS 

DESGOSTO DA VIDA. SUICÍDIO
PERG. 943 À 957

O desgosto da vida que se apodera de certos indivíduos sem motivos plausíveis vêm do efeito da ociosidade,de falta de fé e, frequentemente da saciedade. para aquele que exercita suas faculdads com um objetivo útil e segundo suas aptidões naturais, o trabalho não tem nada de árido e a vida se escoa mais rapidamente. Ele suporta as vicissitudes com tanto mais paciência e resignação, tanto age tendo em vista uma felicidade mais sólida e mais durável que o espera.

O homem NÃO tem direito de dispor da sua própria vida, só Deus tem esse direito. O suicídio voluntário é uma transgressão dessa lei.

O suicídio não é sempre voluntário?

- O louco que se mata não sabe o que faz.

No que se refere ao suicídio que tem por causa o desgosto da vida: Insensatos! Por que não trabalhavam? A existência não lhes seria uma carga!

No que se refere ao suicídio que tem por objetivo escapar às misérias e às decepções deste mundo:  Pobres Espíritos que não tem a coragem de suportar as misérias da existência!  Deus ajuda àqueles que sofrem, e não àqueles que não tem nem força nem coragem. As tribulações da vida são provas ou expiações; felizes aqueles que as suportam sem murmurar, porque serão recompensados!  Infelizes, ao contrário os que esperam sua salvação do que, em sua impiedade, chamam de acaso ou fortuna!  O acaso ou a fortuna, para me servir de sua linguagem, podem, com efeito, lhes favorecer um instante, mas é para os fazer sentir mais tarde e mais cruelmente o vazio dessas palavras.

- Os que conduziram um infeliz a esse ato de desespero, suportarão as consequências?

- Oh! ai deles! porque responderão por homicídio.

O homem que luta com a necessidade e que se deixa morrer de desespero pode ser considerado um suicida, mas os que lhe são causa ou que poderiam  impedi-lo são mais culpados que ele, e a indulgência o espera. Todavia, não creiais que esteja inteiramente absolvido se lhe faltou firmeza e perseverança, se não fez uso de toda a sua inteligência para se livrar do lamaçal. Ai dele, sobretudo, se seu desespero nasce do orgulho; quero dizer, se é desses homens em que o orgulho paralisa os recursos da inteligência, que corariam de dever sua existência ao trabalho de suas mãos, e que preferem morrer de fome a derrogar aquilo que chamam sua posição social! Não há cem vezes mais de grandeza e de dignidade em lutar contra a adversidade que desafiar a crítica de um mundo fútil e egoísta, que não tem boa vontade senão para aqueles a quem nada falta, e vos volta as costas desde que tendes necessidades dele? Sacrificar sua vida à consideração desse mundo é uma coisa estúpida, porque ele não a tem em nenhuma conta.

O suicídio que tem por objetivo escapar à vergonha de uma ação má, é tão repreensível como o que é causado pelo desespero? (948)

O suicida não apaga a falta, ao contrário, haverá duas em lugar de uma. Quando se teve a coragem de fazer o mal, é preciso ter a de suportar suas consequências. Deus julga, e segundo a causa, pode, algumas vezes, diminuir seus rigores.

O suicídio é excusável quando tem por objetivo impedir a vergonha de recair sobre os filhos ou a família? (949)

Aquele que age assim não faz bem, mas ele o crê, e Deus lho tem em conta, porque é uma expiação que ele próprio se impôs. Ele atenua sua falta pela intenção, mas com isso não deixa de cometer uma falta. De resto, aboli os abusos de vossa sociedade e vossos preconceitos, e não tereis mais desses suicídios.

Aquele que tira a própria vida para fugir à vergonha de uma ação má, prova que se prende mais à estima dos homens que à de Deus, porque ele vai entrar na vida espiritual carregado de suas iniquidades e se tira os meios de as reparar durante a vida. Frequentemente, Deus é menos inexorável que os homens, perdoa o arrependimento sincero e nos considera a reparação; o suicídio não repara nada.

No que se refere, daquele que tira a própria vida na esperança de alcançar mais cedo uma vida melhor, é outra loucura!  Que ele faça o bem e estará mais seguro de alcança-la; porque retarda sua entrada num mundo melhor, e ele mesmo pedirá para vir terminar essa vida que cortou por uma falsa idéia. Uma falta, qualquer que seja,não abre jamais o santuário dos eleitos.

O sacrifício de sua vida não é meritório, algumas vezes, quando tem por objetivo salvar a de outrem ou de ser útil aos seus semelhantes? (951)

- Isso é sublime, conforme a intenção, e o sacrifício de sua vida não é um suicídio. Mas Deus se opõe a um sacrifício inútil e não pode vê-lo com prazer se é deslustrado pelo orgulho. Um sacrifício não é meritório senão pelo desinteresse e aquele que o realiza, tem, algumas vezes, premeditação que lhe diminui o valor aos olhos de Deus.

Todo sacrifício feito às custas de sua própria felicidade é um ato soberanamente meritório aos olhos de Deus, porque é a prática da lei de caridade. Ora, a vida sendo o bem terrestre ao qual o homem atribui maior valor, aquele que a enuncia para o bem de sus semelhantes, não comete um atentado:  ele faz um sacrifício.  Mas, antes de o cumprir, deve refletir se sua vida não pode ser mais útil que sua morte.

O homem que perece vítima do abuso de paixões que ele sabe dever apressar seu fim, mas às quais ele não tem mais o poder de resistir, porque o hábito fez dela verdadeiras necessidades físicas, comete um suicídio? (952)

É um suicídio moral. Não compreendeis que o homem é duplamente culpado nesse caso? Há nele falta de coragem e animalidade, e além disso o esquecimento de Deus.

- É mais, ou menos culpado que aquele que tira a si mesmo a vida por desespero?

- É mais culpado, porque tem tempo de raciocinar seu suicídio. No que o faz instantaneamente há, algumas vezes, uma espécie de descaminho ligado à loucura. O ouro será muito mais punido, porque as penas são sempre proporcionais à consciência que se tem das faltas cometidas.

Quando uma pessoa vê diante de si uma morte inevitável e terrível, é ela culpada por abreviar de alguns instantes seus sofrimentos por uma morte voluntária? (953)

- Sempre se é culpado por não esperar o termo fixado por Deus. Aliás, se está bem certo de que esse termo chegou, malgrado as aparências, e que não se pode receber um socorro inesperado no último momento?

- Concebe-se que nas circunstâncias normais o suicídio seja repreensível, mas suponhamos o caso em que a morte é inevitável e em que a vida não é abreviada senão de alguns instantes?

- É sempre uma falta de resignação e de submissão à vontade do Criador.

- Quais são, nesse caso, as consequências dessa ação?

Uma expiação proporcional à gravidade da falta, conforme as circunstâncias, como sempre.


Uma imprudência que compromete a vida sem necessidade é repreensível? (954)

Não há culpabilidade quando não ha intenção ou consciência positiva de fazer o mal.


As mulheres que, em certos países, se queimam voluntariamente sobre o corpo de seu marido, podem ser consideradas suicidas, suportando as consequências? (955)

- Elas obedecem a um preconceito e, frequentemente, mais à força que por sua própria vontade. Elas crêem cumprir um dever, e esse não é o caráter do suicídio. Sua desculpa está na nulidade moral da maioria, dentre eles, e na sua ignorância. Esses usos bárbaros e estúpidos desaparecem com a civilização.


Os que, não podendo suportar a perda de pessoas que lhe são queridas, se matam na esperança de ir reencontrá-las, atingem seu objetivo? (956)

- O resultado, para eles, é diferente do que esperam, e em lugar de estar reunido ao objeto de sua afeição, dele se distanciam por maior tempo, porque Deus não pode recompensar um ato de covardia e o insulto que lhe é feito duvidando de sua providência. Eles pagarão esse instante de loucura por desgostos maiores que aqueles que acreditavam abreviar e não terão para os compensar a satisfação que esperavam. (934 e seguintes)


As consequências do suicídio, em geral, sobre o estado do Espírito são: (957)

As consequências do suicídio são muito diversas:  não há penas fixadas e, em todos os casos, são sempre relativas às causas que o provocaram. Mas uma consequência à qual o suicida não pode fugir é o desapontamento. De resto, a sorte não é a mesma para todos:  depende das circunstâncias. Alguns expiam sua falta imediatamente, outros em uma nova existência que será pior que aquela da qual interromperam o curso.


O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

CAP XXVIII - PRECES ESPÍRITAS

ITEM 71 - POR UM SUICIDA

Jamais tem o homem o direito de dispor da sua vida, porquanto só a Deus cabe retirá-lo do cativeiro da terra, quando o julgue oportuno. Todavia, a justiça divina pode abrandar-lhe os rigores, de acordo com as circunstâncias, reservando, porém, toda a severidade, para com aquele que se quis subtrair às provas da vida. O suicida é qual prisioneiro que se evade da prisão, antes de cumprida a pena; quando preso de novo, é mais severamente tratado. O mesmo se dá com o suicídio que julga escapar às misérias do presente e mergulha em desgraças maiores. (cap V. nos. 14 e seguintes)


ITEM 72 - PRECE AOS SUICIDAS

Sabemos, ó meu Deus, qual a sote que espera os que violam a tua lei, abreviando voluntariamente seus dias; mas, também sabemos que infinita é a tua misericórdia. Digna-te, pois, de estendê-la sobre a alma de N.....Possam as nossas preces e a tua comiseração abrandar a acerbidade dos sofrimentos que ele está experimentando, por não haver tido a coragem de aguardar o fim de suas provas.

Bons Espíritos, que tendes por missão assistir os desgraçados, tomai-o sob a vossa proteção; inspirai-lhe o pesar da falta que cometeu. Que a vossa assistência lhe dê forças para suportar com mais resignação as novas provas por que haja de passar, a fim de repará-la. Afastai dele os maus Espíritos, capazes de o impelirem novamente para o mal e prolongar-lhe os sofrimentos, fazendo-o perder o fruto de suas futuras provas.

A ti, cuja desgraça motiva as nossas preces, nos dirigimos também, para te exprimir o desejo de que a nossa comiseração te diminua o amargor e te faça nascer no íntimo a esperança de melhor porvir! Nas tuas mãos está ele; confia na bondade de Deus, cujo seio se abre a todos os arrependimentos e só se conserva fechados aos corações endurecidos.









A PREVENÇÃO SE FAZ COM A INFORMAÇÃO.

 25 BRASILEIROS MORREM POR DIA VÍTIMAS DE SUICÍDIO EM UMA SALA COM 30 PESSOAS, 5 DELAS JÁ PENSARAM EM SUICÍDIO.

90% DOS SUICÍDIOS PODEM SER PREVENIDOS.

FONTE:  CVV - CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA.

http://www.cvv.org.br












Nenhum comentário:

Postar um comentário