segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

 O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO PARA INFÂNCIA E JUVENTUDE
CAP XXIII - MORAL ESTRANHA  - ABANDONAR PAI, MÃE E FILHOS
ALLAN KARDEC
Estamos comprometidos com a eternidade. Nossa vida começou e transcorrerá além desta existência terrena. Portanto, temos deveres com o Criador. Devemos amar ao próximo como a nós mesmos. E se, para que isso se cumpra, necessitamos nos separar de nossos pais, que assim seja. Isso não significa que deixaremos de amá-los. Por esta passagem do Evangelho podemos entender também que devemos colocar nosso Pai Criador acima dos laços materiais, pois pais e filhos são todos filhos de Deus.

NÃO VIM TRAZER A PAZ, MAS A ESPADA
Disse Jesus:  " Não penseis que Eu vim trazer a paz para a Terra. Eu não vim trazer a paz, mas a espada, pois vim separar o homem de seu pai, a filha de sua mãe, e a nora de sua sogra. E o homem terá por inimigos os da sua casa ". ( Mateus, X:34-36)

O que Jesus quis dizer com isso foi o seguinte:  Bem sabe que muitos o adoram, mas outros o odeiam. O pai egoísta que vê o filho caridoso amar o Cristo, irá considerá-lo um tolo, achando que está vendo-o gastar seu tempo de, em vez de ganhar dinheiro, ficar ajudando os pobres e miseráveis. A filha que rouba, tendo uma mãe cristã, sem dúvida se sentirá incomodada com as orientações recebidas, de que deve seguir as leis de Deus. Nos dois casos, há de se estabelecer um conflito de interesses. Pois são muitos aqueles que desejam ser fiéis. Mas, também, há os que lhe dão as costas e não se furtam em abandoná-lo. Tais criaturas são imaturas.
Com o passar do tempo irão apender, com as desventuras da vida, que a felicidade só poderá ser alcançada onde imperar a lei do amor.




COBRANÇAS MORAIS
( IRMÃO JOSÉ, Psicografia de Carlos A. Baccelli, Vigiai e Orai )

Não efetues cobranças morais a quem, segundo as tuas contas, algo tenha ficado te devendo à vida.

Sempre recebemos dos outros o que eles, por sua vez, receberam de nós.

Ninguém consegue dar do que não tem.

Sem que seja convenientemente preparada, nenhuma terra produz o que se quer.

Temos dos nossos semelhantes exatamente o que lhes temos reivindicado com as nossas atitudes.

Não raro, somos nós mesmos que não correspondemos ao investimento que nos é efetuado.

Espíritos indolentes, quase tudo queremos obter pela lei do menor esforço.

Quem se queixa do que não recebeu está querendo transferir responsabilidades pelo que não faz.



Boa Noite Amigos! No Evangelho Segundo o Espiritismo, no item 6, quando falaram a Jesus " Senhor, eu te seguirei; mas,permite que, antes, disponha do que tenho em minha casa. - Jesus lhe respondeu: Quem quer que, tendo posto a mão na charrua, olhar para trás, não está apto para o reino de Deus. ( S. LUCAS, cap. IX, vv. 61 e 62 ).

O pensamento  era este:  " Os interesses da vida futura prevalecem sobre todos os interesses e todas as considerações humanas ", porque esse pensamento está de acordo com a substância da doutrina de Jesus, ao passo que a idéia de uma renunciação à família seria a negação dessa doutrina.

Nesse capítulo do Evangelho, a mensagem que permanece em nosso coração é a de que todos nós estamos em profundo aprendizado na terra e com o tempo, com as diversas encarnações iremos aprender o que hoje não aprendemos e que todos nós evoluímos. A felicidade relativa só é alcançada com a lei do Amor, ou seja, amando ao próximo como a si mesmo. 


CUIDE DO CORAÇÃO.
Ele é o seu ponto básico. O centro de suas inclinações para o bem ou para o mal.

Coração é sentimento.

São "ondas" poderosas que se centram na mente, em regime de profunda consonância com os pensamentos.

Não faça do seu coração um instrumento para prejudicar, ferir, amaldiçoar.

Ele foi colocado no seu peito só para amar.

Deus se alojou no seu coração para estar sempre com você.

( LOURIVAL LOPES, Gotas de Esperança )








Nenhum comentário:

Postar um comentário