terça-feira, 14 de janeiro de 2014

O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - CARREGAR SUA CRUZ. QUEM QUISER SALVAR A VIDA, PERDÊ-LA-À.

O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
CAP. XXIV - NÃO PONHAIS A CANDEIA DEBAIXO DO ALQUEIRE
CARREGAR SUA CRUZ. QUEM QUISER SALVAR A VIDA, PERDÊ-LA-À.


ITEM 17 - Bem ditosos sereis, quando os homens vos odiarem e separarem, quando vos tratarem injuriosamente, quando repelirem como mau o vosso nome, por causa do Filho do homem. - Rejubilai nesse dia e ficai em transportes de alegria, porque grande recompensa vos está reservada no céu, visto que era assim que os pais deles tratavam os profetas. (S. LUCAS, cap VI, vv. 22 e 23) .

ITEM 18 - Chamando para perto de si o povo e os discípulos, disse-lhes:  Se alguém quiser vir nas minhas pegadas, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me; - porquanto, aquele que se quiser salvar a si mesmo, perder-se-à; e aquele que se perder por amor de mim e do Evangelho se salvará. - Com efeito, de que serviria a um homem ganhar o mundo todo e perder-se a si mesmo?  (S. MARCOS, capítulo VIII,   vv. 34 a 36; - S. LUCAS, cap. IX, vv. 23 a 25; - S. MATEUS, cap. X, vv. 38 e 39; - S. JOÃO, cap. XII, vv. 25 e 26).

ITEM 19 - "Rejubilai-vos, diz Jesus, quando os homens vos odiarem e perseguirem por minha causa, visto que sereis recompensados no céu". Podem traduzir-se assim essas verdades:  "Considerai-vos ditosos, quando haja homens que, pela sua má-vontade para convosco, vos dêem ocasião de provar a sinceridade da vossa fé, porquanto o mal que vos façam redundará em proveito vosso. Lamentai-lhes a cegueira, porém, não os maldigais.

Depois, acrescenta:  " Tome a sua cruz aquele que me quiser seguir ", isto é, suporte corajosamente as tribulações que sua fé lhe acarretar, dado que aquele que quiser salvar a vida e seu bens, renunciando-me a mim, perderá as vantagens do reino dos céus, enquanto os que tudo houverem perdido neste mundo, mesmo a vida, para que a verdade triunfe, receberão, na vida futura, o prêmio da coragem, da perseverança e da abnegação de que deram prova. Mas, aos que sacrificam os bens celestes aos gozos terrestres, Deus dirá:  " Já recebestes a vossa recompensa ".



Inspirados nestas lindas palavras, transcrevemos abaixo a primorosa análise, ensinada por JOANNA DE ÂNGELIS, pelos meios de Divaldo Pereira Franco, no Livro Jesus e o Evangelho À Luz da Psicologia Profunda.

" Carregar, portanto, a sua cruz, é não se submeter ás imposições mesquinhas de quem quer que seja, tornando-se livre para aspirar e conseguir, para trabalhar e alcançar as metas da auto-iluminação, tendo como modelo Jesus, que rompeu com tudo aquilo que era considerado ideal, estabelecido, legítimo, porém, predominante nos círculos viciados dos poderosos, que o túmulo também recebeu e consumiu na voragem da destruição dos tecidos, não porém, das suas vidas.

... É necessário que cada qual leve a sua cruz de responsabilidade, de iluminação e de eternidade".

Boa Tarde Amigos! 
Inspirados nestas lindas palavras do Evangelho e na adorável JOANNA DE ÂNGELIS, podemos observar a importância de que cada um carregar a vossa cruz com as três virtudes acima, sempre perseverando no caminho reto de luz que é o Amor.

O roteiro para seguir Jesus é pegar a sua cruz e seguir Jesus, renunciando a si próprio. Renunciar a nós mesmos significa:
- A retirada do orgulho, da vaidade, do egoísmo através de nossos esforços;

- Carregar a cruz, ou seja, o conhecimento que parte da nossa mente.

- Sabedoria:  Chegaremos através da teoria, do conhecimento vivido.

Jesus nos abençoe e nos ilumine hoje e sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário